Política de Privacidade
   
World of Shipping Portugal
Formação & Recursos
  Formação HomePage Sobre a Formação Plano & Calendário de Formação Recursos Formativos & Investig.  
  Organizações Relevantes Organizações Marítimas World of Shipping Book Dicionário Inglês-Português  

 Home > Conteúdos > Formação HomePage > Plano & Calendário de Formação
 
Academia de Verão de Transporte Marítimo - O Transporte Marítimo Explicado
(Formação em Sala de Aula)
6 – 24 de Julho 2020, Hotel Riviera, Carcavelos
 
 Apresentação
O transporte marítimo, para além de ser o modo de transporte mais antigo, é o modo responsável pela movimentação de 75-80% do comércio mundial. Sem ele, a internacionalização e a globalização das economias mundiais não teriam ocorrido pois o comércio intercontinental das matérias-primas, e a importação e/ou exportação de produtos manufacturados / frescos não seria possível. Durantes os anos, a indústria cresceu e evoluiu para ir de encontro às necessidades crescentes da economia. Actualmente, navegam nos oceanos mais do que 50.000 navios mercantes, alguns tecnologicamente mais avançados do que outros, registados em mais de 150 nações e tripulados por mais de um milhão de marítimos.
Do ponto de vista económico, o transporte marítimo é uma actividade com efeito multiplicador muito forte devido às numerosas actividades conexas que são necessárias para realizar um simples movimento de mercadorias. Como resultado, muitos países têm vindo a devotar grandes esforços para compreender e promover uma indústria que, mais do que nunca, é invisível aos olhos do público e para criar políticas que contribuem positivamente para a balança de pagamentos.
A Formação dada no âmbito da Academia de Verão de Transporte Marítimo tem por objectivo proporcionar aos seus Participantes uma compreensão prática do negócio do transporte marítimo e das suas particularidades intrínsecas que restringem a actividade mas que constituem a alavanca que faz mover a indústria para o futuro de forma sustentável. Será dada especial atenção aos mercados de transporte marítimo e à lógica económica que sustentam as suas operações.
No final desta Formação, os Participantes estão aptos a:
  1) Compreender o ambiente económico e regulatório no qual a indústria de transporte marítimo opera;
  2) Identificar os tipos de navios existentes para transportar as mercadorias e familiarizar-se com questões relacionadas com a gestão de navios;
  3) Compreender as diferentes estruturas de mercado e conhecer as teorias e as práticas subjacentes a esta indústria;
  4) Identificar os diferentes actores de mercado e tomar consciência sobre o papel que cada um desempenha nesta indústria; e
  5) Analisar os acordos contratuais marítimos
 
Topo da página
 Programa do Curso
Fazem parte desta Formação os tópicos seguintes:
  Princípios do comércio internacional. Contractos de venda. Financiamento do comércio internacional. Seguros no comércio internacional. Balança de pagamentos e taxas de câmbio. Desenvolvimentos recentes no comércio e transporte.
  Terminologia de navios. Tipos de navios. Registo de navios. Classificação de navios. Regulamentos e códigos marítimos internacionais. Operações e gestão de navios. Análise de custos no transporte marítimo e economias de escala. Geografia marítima.
  Os actores económicos. Empresas de transporte marítimo. Comunicações no negócio marítimo. Ética empresarial.
  Economia do transporte marítimo. A procura por transporte marítimo. Comércio marítimo. Manuseamento de carga. A oferta de serviços marítimos. Política marítima. Ciclos de mercado. Mercados do transporte marítimo e estrutura de mercados. O mercado das novas construções. O mercado de fretes. Mercados marítimos competitivos – Navios tanques. Mercados marítimos competitivos – Navios de granel seco. Mercados marítimos não-competitivos – Linhas regulares. O mercado de compra e venda. O mercado de demolição / sucata. Financiamento de navios.
  A legislação relacionada com o transporte de mercadorias por mar. Cartas-partidas. Conhecimentos de embarque e outros documentos. Reclamações de carga. Convenções sobre o transporte de mercadorias. Disputas e responsabilidade civil profissional. Organizações internacionais no transporte marítimo.
 
Topo da página
 Destinatários
A Formação destina-se a todos os Actores e interessados em Economia Marítima e matérias a fins. Fazem parte deste público-alvo alargado, os Estudantes Universitários, os Importadores / Exportadores, os Carregadores, as Companhias de Navegação, os Operadores de Navios, os Agentes de Navegação, os Transitários, os Gestores da Cadeia de Abastecimento, 3PLs, as Autoridades Portuárias, os Operadores de Terminais, Empresas de Transporte Internacional e/ou Intermodal, Advogados Marítimos, Consultores entre outros.
 
Topo da página
 Modo de Ensino
Esta Formação é ministrada na sua totalidade em contexto de sala de aula, no Hotel Riviera, Carcavelos; ela será ministrada em Português se todos os Participantes dominarem a língua Portuguesa. Caso contrário será dada em Inglês.
 
Topo da página
 Documentação e/ou Materiais de Leitura 
A Documentação e/ou os Materiais de Leitura da Formação serão disponibilizados aos Participantes em formato electrónico. É pedido aos Participantes que verifiquem regularmente o seu correio electrónico. No início da Formação, ser-lhes-á indicada uma lista de leitura recomendada. Esta leitura recomendada não está incluída no Preço da Formação.
 
Topo da página
 Duração e Horário
A Formação tem a duração de 120 horas distribuídas ao longo de 15 dias úteis (três semanas). A Formação tem início a 6 de Julho e termina a 24 de Julho de 2020. A Formação é intensiva com uma carga horária diária de 8 horas; começa às 0830 e termina às 1830.
Será necessário que os Participantes disponibilizem tempo adicional para completarem os seus estudos e realizarem as tarefas alocadas dentro dos prazos limites.
 
Topo da página
 Condições de Participação
A Inscrição na Formação deve ser feita online.
A data limite de Inscrição é 22 de Abril de 2020.
Para a formação em contexto de sala de aula, o número mínimo de Participantes é 10.
O Pagamento da Formação deve ser efectuado até 30 de Abril de 2020. O Pagamento pode ser feito por 1) TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA, 2) PayPAL ou 3) WESTERN UNION. Para cada uma destas modalidades de pagamento, são aplicadas taxas as quais não estão incluídas no Preço do Curso. O total a ser transferido, usando qualquer uma destas modalidades, será equivalente à soma do Preço do Curso e das Taxas Aplicadas. Para todas as modalidades, a Inscrição só será válida após termos verificado o montante transferido e confirmado por escrito a recepção do mesmo. Para mais informação sobre os Métodos de Pagamento disponíveis, por favor clique aqui.
Em caso de Desistência, aplicam-se as condições seguintes:
  a) Os Participantes têm o direito a cancelar o seu registo na Formação. O cancelamento da Formação é feita por escrito por correio electrónico para Ana Casaca (training@worldofshipping.org / anacasacatraining@sapo.pt).
  b) Para as desistências efectuadas por escrito até 5 de Maio de 2020, os Participantes receberão o reembolso total referente a qualquer pagamento efectuado. Contudo será cobrada uma taxa de operação no total de 120 Euros.
  c) Para as desistências efectuadas por escrito posteriores a partir de 5 de Maio de 2020, aplica-se uma penalização igual a 50% do Preço da Formação para compensar quaisquer danos incorridos devido a desistências de última hora.
  d) A Data Limite de Cancelamento é 5 de Maio de 2020.
Os Participantes deverão ter uma assiduidade igual ou superior a 90% do tempo de duração da Formação.
 
Topo da página
 Preço da Formação
O Preço da Formação engloba:
  a) a formação propriamente dita num total de 120 horas.
  b) a sua frequência nos moldes publicitado;
  c) o acesso à documentação da Formação e material de apoio.
  d) a obtenção de um Certificado de Participação na Formação desde que os Participantes tenham cumprido com as Condições de Participação acima mencionadas; e
  e) os coffee-breaks e os almoços durante os 15 dias da Formação.
O preço da Formação não inclui quaisquer despesas associadas à deslocação e/ou estadia e/ou ou refeições do Participante não previstas na Formação.
A lista de leitura recomendada não está incluída no Preço da Formação.
A falta de pagamento da Formação dentro do prazo definido implica a anulação da inscrição.
Para informações sobre o Preço da Formação, enviar um correio electrónico para Ana Casaca (training@worldofshipping.org / anacasacatraining@sapo.pt).
 
Topo da página
 Certificado
No final do Curso é atribuído aos Participantes um Certificado de Participação no Curso desde que tenham:
  a) cumprido com todos os procedimentos de registo;
  b) uma assiduidade igual ou superior a 90% do tempo de duração do Curso; e
  c) realizado as tarefas atribuídas visto que elas são parte integral do Curso.
 
Topo da página
 Formador(a)
A Formadora é Ana Cristina F. C. Paixão Casaca, PhD. Serão ainda convidados alguns oradores para falar sobre alguns tópicos específicos.
Ana Casaca é Doutorada em Transporte/Logística Internacional pela Universidade de Wales‐Cardiff. Ana obteve a sua formação de base na Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) em Paço D’Arcos, Portugal e foi oficial náutico em companhias de transporte marítimo portuguesas. Anos mais tarde, leccionou no Instituto de Tecnologias Náuticas e após ter obtido a sua Licenciatura, obteve, em 1997, o seu grau académico de Master of Science em Logística Internacional no Institute of Marine Studies da Universidade de Plymouth. Em 2003 concluiu o seu Doutoramento. Entre 1998 e 2007 publicou vários trabalhos de carácter profissional na imprensa nacional. Contudo, o seu interesse pela investigação científica levou-a a publicar diversos artigos científicos em revistas científicas internacionais. Recentemente, em cooperação com Leo Tadeu Robles traduziu a 3ª edição do livro "Maritime Economics" escrito por Martin Stopford. É frequentemente convidada pela Comissão Europeia para avaliar e rever projectos de investigação e desenvolvimento na área do transporte e por várias revistas científicas internacionais para rever artigos científicos. É ainda a fundadora e a proprietária da iniciativa “World of Shipping Portugal”, a qual tem por objectivo divulgar conhecimento relacionado com a Economia Marítima através de programas de formação e conferencias de investigação sobre a matéria. É membro do Institute of Chartered Shipbrokers, da International Association of Maritime Economists, e da Women's International Shipping and Trading Association Portugal (WISTA Portugal).
 
Topo da página
 Home > Conteúdos > Formação HomePage > Plano & Calendário de Formação
 Apresentação
 Programa do Curso
 Destinatários
 Modo de Ensino
 Documentação
 Duração e Horário
 Condições de Participação
 Preço da Formação
 Certificado
 Formadora
 Ficha de Inscrição Online
 
 
 
2020 © Ana Cristina Casaca   Actualizada @ 17 Fevereiro 2020