World of Shipping Portugal - Programa de Formação
Formação HomePage Sobre a Formação

Plano & Calendário de Formação

Ficha de Inscrição Online

 Home > Conteúdos > Formação HomePage > Plano & Calendário de Formação
Mercado das Cargas Secas (Formação Presencial Online & em Sala de Aula)
 Apresentação
O mercado de transporte marítimo das cargas secas, em oposição ao mercado de navios-tanques, é responsável pelo movimento de uma gama variada de cargas que são amplamente classificadas em carga a granel e não-granel. Enquanto a variedade de carga não-granel é bastante alargada e frequentemente transportada abordo de navios porta-contentores, a variedade da carga a granel é bastante mais restrita e transportada abordo de navios graneleiros que permitem o seu transporte numa forma solta. Como resultado, o mercado testemunha duas formas diferentes de operação de navios, as quais são frequentemente classificadas com regulares (frequentemente conhecidas como 'liner') e não regulares (frequentemente conhecidas como 'tramp'), o que explica porque é que este mercado chamou a atenção de muitos actores. Quando se cruza os diferentes tipos de cargas, navios e operações, percebe-se que o transporte marítimo de granel seco é um importante segmento de mercado das cargas secas no seu todo e um elemento importante na economia e comércio mundiais. O mercado de granel das cargas secas é responsável pelo transporte marítimo de uma variedade de cargas a granel, expedidas em grandes quantidades, das quais os 5 principais granéis (minério, carvão, cereal, fosfatos e bauxite) sustentam a rede industrial global e alavancam o desenvolvimento da economia mundial. A indústria é segmentada por tamanho de navio, onde os maiores navios com uma tonelagem de porte bruto de 400,000 de capacidade navegam os oceanos no transporte de minério entre o Brasil e a China. Contudo, a sua natureza e a sua estrutura de mercado tornam-na numa indústria intrinsecamente volátil que testemunha taxas de frete elevadas e baixas, onde as decisões de investimento relativamente à aquisição de novos navios precisam de avaliações adequadas acerca dos riscos de mercado associados.
O objectivo deste Curso é dar a conhecer o mercado de transporte marítimo de cargas secas e dar uma visão dos aspectos comerciais e operacionais da indústria de granel seco, chamando a atenção dos Participantes para as suas particularidades com vista a melhorar as competências e capacidades. No final deste Curso, os Participantes estão aptos a:
* Compreender a diferença entre o mercado das cargas secas e de granel seco;
* Identificar as cargas e os navios que operam neste mercado;
* Perceber como o mercado de granel seco opera;
* Compreender o ambiente comercial da indústria do mercado de granel seco;
* Identificar os acordos contratuais e as suas principais cláusulas incluindo aspectos relacionados com laytime;
* Familiarizar-se com a legislação e códigos relacionados com as cargas secas; e
* Conhecer as teorias e as práticas subjacentes a esta indústria.
 
Topo da página
 Programa do Curso
Fazem parte do Programa deste Curso os seguintes tópicos:
Desenvolvimento da Indústria dos Navios de Carga Seca. Terminologia dos Navios de Carga Seca. Tipos de Navios de Carga Seca. Cargas Secas. Manuseamento de Cargas Secas. Geografia do Mercado das Cargas Secas. Operações com Navios de Cargas Secas. Logística de Cargas Secas. Mercados de Frete e Práticas de Mercado. Afretamento de Navios. Cartas Partidas por Viagem. Cartas Partidas a Tempo e em Casco Nú. Elementos Financeiros das Cartas Partidas. Laytime Associado aos Navios de Granel Seco. Estimativa dos Custos de Viagem. Conhecimentos de Embarque e outra Documentação. Reclamações Sobre a Carga. Disputas e Responsabilidade Civil Profissional. Legislação e Códigos Associados com os Navios de Cargas Secas. Segurança e Protecção Marítimas. Descarbonização no Transporte Marítimo. Informática Marítima. Organizações do Mercado de Navios de Cargas Secas.
 
Topo da página
 Destinatários
O Curso destina-se a todos os Actores e interessados em Economia Marítima e matérias a fins. Fazem parte deste público-alvo alargado, os Estudantes Universitários, os Importadores / Exportadores, os Carregadores, as Companhias de Navegação, os Operadores de Navios, os Agentes de Navegação, os Transitários, os Gestores da Cadeia de Abastecimento, 3PLs, as Autoridades Portuárias, os Operadores de Terminais, Empresas de Transporte Internacional e/ou Intermodal, Advogados Marítimos, Consultores, entre outros.
 
Topo da página
 Modo de Ensino
Este Curso pode ser ministrado inteiramente num ambiente de formação ao vivo online ou num ambiente de sala de aula. Sempre que a formação for ministrada num ambiente de sala de aula, os Participantes serão informados sobre o local onde o Curso tem lugar. Sempre que a formação for ministrada em linha, os Participantes serão informados sobre qual a plataforma a ser utilizada.
Quando o Registo no Curso estiver feito na sua totalidade, será fornecido a cada Participante as instruções de acesso ao Curso.
Os Tópicos a serem abordados serão disponibilizados de acordo com o Programa apresentado. Curso a ser ministrado em Português se todos os Participantes dominarem a língua Portuguesa. Caso contrário será dado em Inglês.
 
Topo da página
 Documentação e/ou Materiais de Leitura 
A Documentação e/ou os Materiais de Leitura do Curso serão disponibilizados aos Participantes.
No caso da formação em contexto de sala de aula, os participantes receberão a Documentação e/ou os Materiais de Leitura em formato electrónico.
No caso da formação on-line, os participantes receberão a Documentação e/ou os Materiais de Leitura quer por correio electrónico quer através da plataforma de formação on-line. As notas para cada tópico são descarregáveis e os Participantes poderão guardá-las para completarem os seus estudos.
Os Participantes devem verificar regularmente o seu correio electrónico.

No início de cada Curso, será indicada aos Participantes uma lista de leitura recomendada. Esta leitura recomendada não está incluída no Preço do Curso.

 
Topo da página
 Duração e Horário
O Curso tem a duração de 54 horas.
Os Participantes devem frequentar as aulas online ou em contexto de sala de aula de acordo com a distribuição da carga horária diária e semanal prevista para o Curso. A informação relativa às Datas de Realização (Datas de Início e Fim) do Curso bem como relativa à distribuição da carga horária diária e semanal prevista para o Curso será anunciada na página referente ao Plano e Calendário da Formação. Será necessário que os Participantes disponibilizem tempo adicional para completarem os seus estudos e realizarem as tarefas alocadas dentro dos prazos limites.
 
Topo da página
 Condições de Participação
Para a formação online, o número de Participantes é 8 embora um máximo de 10 possa ser considerado.
Para a formação em contexto de sala de aula, o número mínimo de Participantes é 10.
O pagamento pode ser feito por 1) TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA, 2) PayPAL ou 3) WESTERN UNION. Para cada uma destas modalidades de pagamento, são aplicadas taxas as quais não estão incluídas no Preço do Curso. O total a ser transferido, usando qualquer uma destas modalidades, será equivalente à soma do Preço do Curso e das Taxas Aplicadas. Para mais informação sobre os Métodos de Pagamento disponíveis, por favor clique aqui.
A informação relativa às datas-limite de Inscrição e de Pagamento serão anunciadas na página referente ao Plano e Calendário da Formação.
Em caso de Desistência, aplicam-se as condições seguintes:
* Os Participantes têm o direito a cancelar o seu registo no Curso. Para cancelar a inscrição, envie-nos um e-mail indicando o nome do Participante e o Curso.
* Para as desistências efectuadas por escrito até à data-limite de Cancelamento, os Participantes receberão o reembolso total referente a qualquer pagamento efectuado. Contudo será cobrada uma taxa de operação no total de 120 Euros.
* Para as desistências efectuadas por escrito posteriores à data-limite de Cancelamento, aplica-se uma penalização igual a 50% do Preço do Curso para compensar quaisquer danos incorridos devido a desistências de última hora.
* Para informação acerca da data-limite de cancelamento visitar a página referente ao Plano e Calendário da Formação.
Os Participantes deverão ter uma assiduidade igual ou superior a 90% do tempo de duração do Curso (esta condição é válida para a formação realizada em contexto online ou de sala de aula). Para mais informações é favor de clicar aqui.
Para obter a informação acerca do Preço do Curso, é favor de nos contactar por email.
 
Topo da página
 Certificado
No final do Curso é atribuído aos Participantes um Certificado de Participação no Curso desde que tenham:
* Cumprido com todos os procedimentos de registo;
* Uma assiduidade igual ou superior a 90% do tempo de duração do Curso (esta condição é válida para a formação realizada em contexto online ou de sala de aula);
* Realizado as tarefas atribuídas visto que elas são parte integral do Curso (esta condição é válida para a formação realizada em contexto online ou de sala de aula).
 
Topo da página
 Formador(a)
A ser anunciado.
 
Topo da página
 Home > Conteúdos > Formação HomePage > Plano & Calendário de Formação
   
 Apresentação
 Programa do Curso
 Destinatários
 Modo de Ensino
 Documentação
 Duração e Horário
 Condições Participação
 Certificado
 Formador(a)
 Política de Privacidade
 
 
 
2018 - 2022 © Ana Cristina Casaca   Actualizada @ 05 Agosto 2022